Portugal e o vinho

Graças a promoção internacional, o aumento do turismo em Portugal, e também aos portugueses espalhados pelo mundo, hoje os vinhos portugueses são um sinal de qualidade, que proporcionam uma experiência única. Esta diferença provém das suas Regiões – os terroirs – das suas Castas, Técnicas e Pessoas*  que o fazem, e pelo modo como são elaborados. 

*com P grande porque são estes trabalhadores que aumentam a qualidade dos nossos vinhos.


Os vinhos portugueses são genuínos, versáteis, gastronómicos e de forte carácter cultural e são conhecidos no mundo pela sua excelência. 

Portugal possui as seguintes regiões vinícolas:


*DOC: De origem controlada



  • Vinhos regionais (REG) - Alentejano, Algarve, Beiras, Lisboa, Minho, Tejo, Terras do Sado, Trás-os-Montes.

  • Alentejo - Nesta região é produzido o Vinho Regional Alentejano e vinhos da DOC* Alentejo. Junto com a Bairrada, é a região vinícola de maior ascensão, sobretudo no exterior, graças às inovações técnicas adoptadas. A maioria dos vinhos alentejanos, são jovens, de pouca guarda, fáceis de beber, especialmente os brancos. No entanto, a maior parte dos tintos são bem estruturados, e podemos encontrar alguns dos melhores vinhos do país.

  • Algarve - Situada no extremo sul do país, na costa mediterrânea, produz-se o Vinho Regional do Algarve e vinhos de quatro DOC's: Lagos, Lagoa, Portimão e Tavira.

  • Dão e Bairrada: Produz-se vinhos de cinco DOC's: Bairrada, Beira interior, Dão, Lafões, Távora-Varossa. A região produz o Vinho Regional de Beiras (que engloba a região do Dão) e vinhos da DOC Bairrada. Os vinhos, são elaborados com métodos quase artesanais. As estrelas são os tintos, especialmente os elaborados com a uva Baga, que possuem cor intensa, aromas frutados e complexos, e que envelhecem bem. Produz também vinhos espumantes de muito boa qualidade, e brancos e rosés bastante honestos.

  • Douro: A região vinícola do Douro possui as seguintes denominações (DOC): Chaves, Douro, Planalto Mirandês, Porto, e Valpaços. Imersa na tradição de produção do Vinho do Porto, a região do Douro, ficou por muito tempo restrita a poucos vinhos representativos: brancos, tintos, rosés e vinhos espumantes. Os brancos do Douro são: leves e aromáticos, e onde é produzido o Mateus Rosé, o vinho rosé simples.  Um movimento de vinicultores, historicamente produtores de vinhos de fornecimento às grandes casas do Porto, começaram de maneira autónoma a explorar os seus vinhedos, produzindo vinhos de grande qualidade e personalidadeSobre o Porto (DOC), falaremos noutro post! É aqui que se produz o mais famoso vinho fortificado do mundo. Embora o nome do vinho sugira uma ligação com a cidade do Porto, os vinhedos e os centros de vinificação onde é produzido situam-se ao longo do vale do rio Douro. 

  • Estremadura: A região produz o Vinho Regional da Estremadura e vinhos das seguintes DOC's: Alcobaça, Alenquer, Arruda, Encostas de Aire, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras.

  • Ilhas Atlânticas: Os vinhos das seguintes DOC's são produzidos: Biscoitos, Graciosa e Pico (Açores), e Madeira. O vinho Madeira (dedicarei no futuro um post só para o vinho Madeira) é fortificado como o Vinho do Porto, mediante a adição de aguardente vínica (que interrompe a fermentação) e origina vinhos doces. 


  • Ribatejo: A região produz: Ribatejo DOC.Os vinhos tintos apresentam uma boa qualidade e os brancos do Ribatejo são suaves, aveludados e frutados, embora por vezes possam apresentar-se encorpados e de elevado teor alcoólico.


  • Setúbal: A região produz o Vinho Regional de Terras do Sado e vinhos das DOCs Setúbal e Palmela. Além do fortificado Moscatel de Setúbal, produz vinhos tintos e brancos de muito boa qualidade.

  • Vinhos Verdes: O nome deve-se ao facto de que as uvas amadurecem mais precocemente nessa região sugerindo que as mesmas na época da colheita ainda estão verdes. Para reforçar a ideia estas apresentam um alto teor de acidez, são em geral de baixo teor alcoólico e não são vinhos maduros e portanto, ditos verdes. A região produz o Vinho Regional do Minho e vinhos da DOC Vinhos Verdes (ver mapas) São vinhos ligeiros, refrescantes. 
Espero que o infograma do website inglês Subvil ajude a conhecer melhor as regiões produtoras de vinho em Portugal.

Fonte: http://blog.sunvil.co.uk/2013/08/the-wine-growing-regions-of-portugal.html




0 comments:

Post a Comment