Este post começou porque o pessoal começou a publicar fotos dos seus jantares de São Martinho e eu como moro no estrangeiro sofro muito pelas saudades que tenho das nossas tradições! Para mim comida = casa = abraço dos amigos e familiares que estão longe.
A festa de São Martinho celebra-se no dia 11 de novembro costuma-se fazer o "Magusto" e como todos os anos é sinónimo de castanhas assadas, vinho novo produzido no verão anterior e bacalhau assado.
"A lenda de São Martinho conta que, certo dia, o soldado romano de nome Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo gelado que lhe pediu esmola. Martinho rasgou a sua capa em duas metades e deu uma ao mendigo. De repente o frio parou e o sol quentinho apareceu. Acredita-se que esta mudança no estado do tempo tenha sido a recompensa por Martinho ter sido generoso para com o mendigo.
Assim, quase sempre na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é conhecido como o “verão de São Martinho”.
Antigamente, e como ainda é possível verificar-se nalgumas localidades, grupos de amigos e famílias juntam-se à volta de uma fogueira para assar castanhas, beber jeropiga, ginjinha ou água-pé. A água-pé é o resultado da água lançada sobre o bagaço da uva, esta bebida pode ser consumida em plena fermentação ou, depois disso, adicionando-lhe álcool. Já a jeropiga é preparada adicionando aguardente ao mosto de uva para parar a fermentação, ficando uma bebida mais doce e mais alcoólica que o vinho.
Aqui deixo a receita do bacalhau assado no forno á moda da Madeira:
Ingredientes:
Bacalhau seco médio / ou Bacalhau congelado demolhado
Batatas médias (ou "semilhas" como se costuma dizer na Madeira)
Molho:
Cada um faz o molho a sua maneira e depende da quantidade de bacalhau! para um bacalhau pequeno/médio:
8 colheres de sopa de azeite, alho esmagado (4 dentes)
Louro, malaguetas, orégãos, salsa picada, uma colherinha de pimentão doce (q.b)
sumo de meio limão
um "cheirinho" de vinho Madeira
Visitem a nossa página olalisboa.it |
Preparação:
- Se o bacalhau é seco, deve-se demolhar por uns dias, mudando a água várias vezes, para retirar o excesso de sal.
- Antes de assar, pendurar o bacalhau e secar muito bem, para retirar o excesso de água (isto evita que o bacalhau fique "agarrado" a grelha no momento de assar.)
- Pre-aquecer o forno a 200ºC
- Fazer cortes em cruz nas batatas, deitar sal grosso, embrulhar em papel de alumínio e meter numa bandeja no forno. A batata doce é, igualmente, muito comum nesta altura do ano e pode fazer parte do magusto de São Martinho.
- Preparar, picar e juntar todos os ingredientes da lista para fazer o molho.
- Pincelar o bacalhau de ambos os lados com a mistura.
- Estender o bacalhau na grelha e colocar por cima da bandeja
- Verificar de vez em quando e pincelar a superficie do bacalhau com o restante molho
- Quando o bacalhau tiver dourado e as batatas cozidas retirar do forno.
Regar com azeite e acompanhar com um bom copo de vinho.
Bom São Martinho a todos!
Muito interesante
ReplyDelete