Pudim de maracujá

maracujá é o ingrediente de muitas receitas madeirenses. É o fruto proveniente do maracujazeiro - uma trepadeira lenhosa, perene, de crescimento rápido, vigoroso, contínuo e exuberante da família das Passifloráceas. A cultura do maracujá na Ilha Madeira possui três variedades: o roxo regional, o brasileiro/ amarelo e cruzamentos intraespecíficos. O roxo regional é o mais característico da Ilha e, apesar de pequeno, continua a ser o preferido por muitos devido ao seu intenso aroma e sabor.

Ingredientes

Pudim:
- 5 folhas de gelatina incolor
- 150 ml de leite gordo
- 3 pacotes de natas (600 ml)
- 1 lata de leite condensado
- 420 gr de polpa de maracujá (de preferência do fruto fresco/ ou misturar 100 gr de sumo de laranja natural com a polpa do maracujá)

   Variedades de Maracujá no Mercado dos     Lavradores - Cidade do Funchal - Ilha da         Madeira. Foto: Nancy Reis

Molho/ Cobertura:
- 1 pacote de gelatina de ananás
- 100 ml de polpa de maracujá

Pudim:

1) Demolhe a gelatina em água fria.
2) Leva-se o leite a aquecer, e quando levantar fervura afastar do fogão e derreter a gelatina escorrida.
3) Bate-se as natas bem firmes e adiciona-se a lata de leite condensado, a polpa de maracujá e a gelatina diluída no leite, e mistura-se tudo muito bem.
4) Verter a mistura na forma ou em taças individuais e esperar que o pudim solidifique no frigorifero.  Verter a cobertura por cima do pudim e levar ao frigorifero. 

(Em alternativa, se utilizar uma forma que precise ser virada ao contrário faz-se primeiro a cobertura, leva-se ao frigorifero e quando estiver pronta podemos fazer o pudim, verter na forma a mistura e leva-se de novo ao frio)


Preparação da cobertura/molho:

1) Desfaz-se a gelatina normalmente mas só com 125 ml de água e depois de fria junta-se a polpa de maracujá e deita-se na forma e leva-se ao frio até endurecer.



0 comments:

Post a Comment